Ram Promaster Forum banner

MiniRant sobre Ar Condicionado 12V (Nomadic Cooling)

1 reading
34K views 55 replies 23 participants last post by  Dennis CampMaker  
#1 ·
Estou no meio das minhas compras para a construção, com a minha carrinha chegando, espero, no próximo mês e estou sendo BOMBARDADO com anúncios online para o Nomadic Cooling 12V AC. Eu sei que muitas pessoas adoram falar sobre unidades de AC 12V como se fossem uma espécie de tábua de salvação para a construção de uma van, mas para mim, eu realmente não vejo os benefícios para uma unidade nômade considerando o que eles cobram.

#2 ·
Obrigado @nebulight

Eu nunca realmente olhei para o AC para as nossas vans, mas entendo o que você escreveu e vejo suas perspectivas.

Como não estou ciente das instalações desses ACs, mas sei que 12vdc "a distância importa" e com seu 120vac "a distância é meh" meio que irrelevante.

A outra questão em torno do uso do inversor é o consumo em espera, mas;

1) Com sistemas maiores, não é tão relevante
2) Para AC, o tipo usa o inversor pode estar ligado apenas quando estiver sendo usado ativamente para AC (ou seja, enquanto estiver estacionado).
3) Dependendo do tipo de uso da van, se @ em um acampamento com 120vac, bem, melhor com um AC de 120vac (ou bomba de calor)

Eu provavelmente também não estaria interessado em uma unidade de AC de 12vdc.

Uma geladeira Van é uma história muito diferente, é tudo o que me interessa para uma geladeira, é um 12vdc.

#3 ·
Olá,

Você já viu este?

Esses caras ainda precisam provar que podem entregar e dar suporte a produtos de forma confiável, mas os números parecem bons?

Gary

#4 · (Edited)
Olá,

Você já viu este?

Esses caras ainda precisam provar que podem entregar e dar suporte a produtos de forma confiável, mas os números parecem bons?

Gary
Recebi meu aquecedor Velit pelo correio ontem, então eles estão começando a entregar produtos. Fiquei impressionado com a embalagem e todos os acessórios, e li o manual. Mas, obviamente, o teste real vem quando ele é instalado e funcionando. Comprei o Mabru 12V AC, mas consideraria o Velit também agora que eles estão entregando produtos.

#5 ·
A economia de energia ao usar um ar condicionado CC em comparação com um ar condicionado CA (se forem iguais em outros aspectos) é muito limitada. Se você já tem um bom inversor, não tenho certeza de por que as pessoas são loucas por ar condicionado CC. Você está economizando menos de 10% e geralmente pagando muito mais para fazê-lo, e tendo que usar fiação muito maior.

Eu não sou contra isso, mas não pagaria muito mais. Eu consideraria um se o preço fosse semelhante ou se ele se encaixasse em minhas necessidades, mas eu tenho um inversor de alta qualidade e é com ele que eu uso meu ar condicionado atual.

Como uma observação sobre a capacidade em BTU, posso manter minha van fria com uma unidade de 5000 BTU, mas ela é muito bem isolada, sem janelas na área de estar (apenas as janelas da cabine e uma na área de carga isolada). Isolamento e falta de janelas tornam isso possível. Além disso, eu só disse que posso mantê-lo fresco, levaria muitas horas para esfriá-lo quando já está quente.

De 98-75 graus, quando a temperatura externa era de 98 graus, levou 5 horas e meia. Minha van estava estacionada parcialmente ao sol e o índice de calor era de aproximadamente 108 graus (para aqueles que dirão que isso não funcionará na Flórida ou algo assim, eu fiz meu teste no verão do Texas).

Em um promaster, eu recomendaria a menor unidade de ar condicionado que você puder obter e planejar usar a ENORME (comparativamente) unidade de ar condicionado do painel para resfriar a van e, em seguida, usar o ar condicionado do trailer para mantê-la fria. Você pode usar o ar do painel e o ar do trailer juntos por 15 a 20 minutos e, em seguida, apenas o ar do trailer.

Ter uma unidade menor que não cicla continuamente é mais agradável do que ter uma unidade maior que está constantemente ligando e desligando.

Se você tiver uma van bem isolada, eu acho que uma unidade de 7k seria um tamanho muito bom se você estiver disposto a manter as janelas cobertas com capas isoladas e não abrir as portas constantemente.

#7 ·
Você está descobrindo o que muitos construtores parecem estar revertendo agora. Há 2 anos, parecia que todos estavam jogando isso nas construções. Agora? Parece estar mudando lentamente de volta para unidades como o RecPro. 12v ac parece ser bom em casos de uso selecionados, mas no geral o custo-benefício não é muito melhor a longo prazo em relação às unidades padrão.

#8 ·
Em breve terei números do mundo real com a bomba de calor de 9000 btu funcionando em um Victron MultiPlus de 12v. Você está absolutamente certo, não há almoço grátis e se você quiser resfriar uma van, vai levar perto de 1.000 watts por hora para fazê-lo, a menos que você desista de um pouco de espaço interno para isolamento sério. Obter um EER real de mais de 10 em uma van não é realmente prático com o espaço disponível. 1.000 watts moverão cerca de 10.000 BTU. Quando alguém afirma uma eficiência drasticamente melhor do que isso, é hora de olhar por trás da cortina e começar a fazer perguntas.

Lembre-se, este cara tem um enorme condensador e evaporador para mover 18.000 btu e tem um EER de 12.

#29 ·
Você está absolutamente certo, não existe almoço grátis e se você quiser resfriar uma van, vai levar perto de 1.000 watts por hora para fazer isso, a menos que você abra mão de algum espaço interno para um isolamento sério.
Desculpe, mas essa é uma das minhas irritações. É "watts", não "watts por hora". Watts é potência, que já é energia por unidade de tempo.
Watts por hora implicaria algum tipo de carga que começa com um baixo consumo de energia e, com o tempo, aumenta seu consumo de energia a uma taxa constante - começa em 100W, depois em uma hora é 1100W, depois uma hora depois 2100W, etc.

#10 ·
Lógica e razão podem estar voltando um pouco com os construtores. Foi ENORME nas mídias sociais por um tempo. As marcas são muito espertas em pagar influenciadores para vender essas coisas agora. Funciona muito bem. Faça parecer que você não é a criança legal do pedaço sem uma unidade de ar condicionado DC subdimensionada em sua van.

Mas o uso de energia por diferença de btu simplesmente não está lá para justificar o custo. E muitos deles, como o Nomadic Cooling, são apenas unidades Aliexpress prontas para uso. Mabru parece o melhor no papel, mas eles estariam abrindo novos caminhos em ar condicionado se seus números fossem precisos. Eles estão alegando um EER de 16 e um nível de ruído de 33db. O que me faz pensar que pode ser um absurdo. Por que eles estariam focados no espaço RV se descobriram uma das unidades de ar condicionado mais eficientes do mundo? lol.

Eu também não gosto de como todos eles não são para furos de 14x14. E eu não gosto de como eles montam em geral. Torna o acabamento do interior ao redor deles mais irritante.

É realmente difícil superar o marketing de influenciadores pesados. Quero dizer....veja os Sprinters "4x4" para o melhor exemplo de marketing sendo incrivelmente eficaz no público em geral.

#15 · (Edited)
Recomendo fortemente que permaneça no seu caminho atual, especialmente se planeja usá-lo em um clima quente.

Um dos meus clientes tem um Houghton (não tenho certeza de qual modelo é agora) e é muito silencioso e eficiente.

Ele está em um sprinter de tamanho normal alimentado por 8 x battle borns com fiação 4S2P + um par de inversores. (Eles queriam poder cozinhar, ter ar condicionado, etc., tudo ao mesmo tempo). Capacidade de kW-h bastante semelhante ao seu plano.

Funcionou muito bem durante uma viagem de carro pelo Nevada no verão.

Eu persegui o conceito de ar condicionado DC com muito tempo e dinheiro - mais do que eu gostaria de admitir.

No final, o que acontece é que a eficiência do motor depende muito da obtenção de campos magnéticos muito altos e lacunas muito curtas entre o rotor e o estator.

Para obter alta intensidade de campo e ligá-lo/desligá-lo/reverter rapidamente, são necessárias enrolamentos de bobina muito compactos e altas tensões, quanto maior, melhor.

_

Adicionado - a tensão de pico de um sistema de 12 volts é de 12 volts.

A tensão de pico de uma onda senoidal de 120 V CA é de quase 170 volts.

É muito difícil (não impossível) obter resultados semelhantes em um motor.

#16 ·
Eu analisei isso sob a ótica de “como posso usar o ar condicionado sem energia da costa” e não apenas o consumo de corrente que os promotores de corrente contínua gostam de mostrar com o sistema reduzido produzindo 2.000btu.

Eu fui para 12v para maximizar a eficiência de carregamento do alternador, mas se você planeja fazer muito carregamento solar, os inversores de 24 ou 48v são um pouco mais eficientes. Números do mundo real para converter 12vdc para 120vac são em torno de 87% de eficiência com um Victron MultiPlus. O inversor e um Houghton custam quase o mesmo que um RTX2000 ou Mabru e não tenho certeza se é justo contar o custo do inversor, já que a maioria das pessoas que gastam US$ 3.000 em um ar condicionado vão até o fim e também terão um sistema de 120v decente.

#17 ·
Comprei um ar condicionado DC no AliExpress, o custo foi inferior a US$ 1.000, incluindo o frete. Possui um compressor Danfoss, parece bom até agora. Fiz um teste na sala de estar durante o inverno, muito silencioso, confirmarei o consumo de energia e o desempenho se e quando eu o instalar. Não tenho um sistema de ar condicionado e não preciso dele, então o DC fez sentido para mim.

Enviado do meu Pixel 5 usando o Tapatalk

#18 ·
Outro fator não tão grande para um AC alimentado por AC é que as perdas no inversor aparecem como calor adicional dentro da van. Portanto, se o seu AC estiver consumindo 1500 watts e o seu inversor tiver 85% de eficiência, os 15% de ineficiência são 225 watts, ou quase 800 BTU de calor adicionados à sua van que o AC tem que remover.

Esses números estão no lado pessimista, mas você entende a ideia.

Gary

#19 ·
Outro fator não tão grande para um AC alimentado por AC é que as perdas no inversor aparecem como calor adicional dentro da van. Portanto, se o seu AC estiver puxando 1500 watts, e o seu inversor tiver 85% de eficiência, a ineficiência de 15% é de 225 watts, ou quase 800 BTU de calor adicionado à sua van que o AC tem que remover.

Esses números estão no lado pessimista, mas você entende a ideia.

Gary
Malditos parasitas do lado errado do frio 👿 ,,, 85% de eficiência puxando 1500 watts ,,, Eu não olhei muito de perto para isso, mas sempre assumi que 1500/85% exigiria 1765W da bateria, então 265 watts indo principalmente para calor adicional do inversor ,,, isso está errado?

Ao considerar todos os eletrônicos com dissipadores de calor ,,, carregadores solares, transformadores (boost/bucks), & outros equipamentos como o isotérmico ou outro HWT, eu penso no possível calor adicional, pois não temos AC.

#20 ·
OK - se o AC realmente precisar de 1500 watts para funcionar, e o inversor tiver 85% de eficiência, então

(0,85) * ACout = 1500, ou ACout = 1500 / 0,85 Então, ACout = 1764 watts
Ou seja, para o inversor fornecer 1500 watts, ele tem que consumir 1764 watts com 85% de eficiência.

Então, o inversor está desperdiçando 1764 - 1500 = 265 watts.

Em BTU, isso é: 265 watts * 3,412 BTU/watt-hora = 904 BTU

Então, sim, você está correto - matemática descuidada da minha parte.

Isso é um tanto conservador, pois alguns inversores (mas não muitos) são melhores que 85%, e o AC não estará consumindo 1500 watts o tempo todo. Mas você pode inserir seus números.

Gary

#22 ·
OK - se o AC realmente precisar de 1500 watts para funcionar, e o inversor tiver 85% de eficiência, então

(0,85) * ACout = 1500, ou ACout = 1500 / 0,85 Então, ACout = 1764 watts
Ou seja, para o inversor emitir 1500 watts, ele tem que consumir 1764 watts com 85% de eficiência.

Então, o inversor está desperdiçando 1764 - 1500 = 265 watts.

Em BTU, isso é: 265 watts * 3,412 BTU/watt-hr = 904 BTU

Então, acho que ambas as nossas primeiras tentativas estavam erradas :)

Isso é um tanto conservador, pois alguns inversores (mas não muitos) são melhores que 85%, e o AC não estará consumindo 1500 watts o tempo todo. Mas você pode inserir seus números.

Gary
Mesmo a “Victron” publica sua eficiência máxima %,, Não Média ou Média

Meu multi mostra 93% “max”,, eu simplesmente não me sinto tão sortudo no “mundo real” 😳

Eu acho que 85% é conservador ,, mas sem testes reais, acredito que essa é a maneira certa de analisar 👍

Image

#24 ·
Para mim, o AC é um luxo de energia de tomada. Vou comprar um AC portátil barato que posso ventilar pela janela. Se eu morasse na van e realmente precisasse executá-lo com baterias e extrair cada watt de eficiência, já teria gasto tanto dinheiro em um banco de baterias de lítio para alimentá-lo que simplesmente aceitaria o resto dos meus problemas no AC de 12V.

#25 ·
Acho que o verdadeiro benefício potencial para o ar condicionado de 12v é um com um compressor de velocidade variável. Isso permite que a unidade ajuste sua saída (e consumo de energia) para corresponder à necessidade de resfriamento, assim como um aquecedor Espar ou Webasto faz. Isso elimina as oscilações de temperatura e as partidas frequentes de um compressor de 120vac de velocidade única que normalmente requer até o dobro da corrente de operação normal.
Recentemente, instalei uma bomba de calor de velocidade variável - ar condicionado em minha casa e é uma diferença enorme em conforto, ruído e consumo de eletricidade.

Se alguém fizer um ar condicionado RV de 120vac de velocidade variável, isso pode ser uma alternativa viável, mas você ainda tem a perda de calor e energia do inversor.

#27 ·
Eu acho que o benefício potencial real para o A/C de 12v é um com um compressor de velocidade variável. Isso permite que a unidade ajuste sua saída (e consumo de energia) para corresponder à necessidade de resfriamento, assim como um aquecedor Espar ou Webasto faz. Isso elimina as oscilações de temperatura e as partidas frequentes de um compressor de 120vac de velocidade única que normalmente requer até o dobro da corrente normal de funcionamento.
Recentemente, instalei uma bomba de calor de velocidade variável - A/C em minha casa e é uma diferença do dia para a noite em conforto, ruído e consumo elétrico.

Se alguém fizer um ar condicionado RV de 120vac de velocidade variável, isso pode ser uma alternativa viável, mas você ainda tem a perda de calor e energia do inversor.
E a Trane, que fabrica alguns equipamentos eficientes e engenhosos, diz que estamos a anos de distância de equipamentos eficientes adequados para algo do tamanho de uma van. P&D está trabalhando em unidades com compressores de velocidade dupla e variável para RVs maiores.

#26 ·
Concordo com @rjcarter3. É um luxo de poder. Em minhas viagens até agora, nunca desejei ter ar condicionado. Seguir o clima é a melhor maneira de aproveitar o que a vida em van oferece. Adoro ter todas as portas e o teto solar abertos com um bom ventilador movendo o ar. O ar condicionado tira a magia ao ar livre que uma van oferece. Agora, se eu morasse na van em tempo integral em um clima quente/sul onde eu não pudesse seguir o clima - eu teria uma van maior, talvez até um skoolie, com um banco de bateria gigante, muitas janelas, ar condicionado dc e todos os outros confortos de luxo de casa.

EDIT: Eu também odeio ar condicionado em minha casa. Quando eu morava em Los Angeles, quase nunca o usava. Na PA, a umidade o torna uma necessidade.

#28 ·
Fomos convencidos pelos benefícios de 12v e compramos um Dometic RTX 2000.

Testamos em alguns dias quentes e abafados no verão passado, e até manteve nossa van semi-isolada agradável com ~700w de consumo de energia. Nossa energia solar estava puxando 680w, então nosso tempo de execução efetivo foi de dias naquele momento. Desde então, adicionamos uma cortina isolada na parte de trás e isolamento do teto (que ainda não tínhamos!), então estou animado para ver como funciona.

Ele fica barulhento no modo boost, embora você realmente não consiga ouvi-lo de dentro da van. Do lado de fora, soa como um drone (no modo boost, o normal é bom).

#31 ·
Para os climas onde você precisa de ar condicionado em uma van, não acho que os compressores de velocidade variável sejam muito benéficos quando se trata de consumo de energia. Se você só precisa de 2-3k BTU para manter a temperatura, o problema da capacidade da bateria fica realmente fácil de resolver. No entanto, ajuda muito com ruído e umidade. Não tenho certeza se os aparelhos de ar condicionado de teto de RV estão usando TXV's ainda...

No que diz respeito à eficiência do inversor, todos estão certos. Mesmo a Victron superestima sua eficiência, além disso, o modo de espera está mais próximo de 30 watts quando o inversor está LIGADO. O mundo real é de cerca de 85% a 12v quando você leva em consideração todas as perdas. Nossa bomba de calor de 9.000 BTU puxa entre 825 e 875 watts, dependendo da temperatura, e usa de 950 a 1000 watts das baterias. Se também estivermos aquecendo água e usando a máquina Nespresso, a eficiência cai para cerca de 80%. As baterias, a fiação e o inversor compartilham um espaço com a bomba de calor, de modo que 400 BTU de calor residual vão diretamente para o ar de retorno da bomba de calor e não são sentidos na van. Comparado às janelas, é um peido no vento, mas definitivamente reduz a eficiência geral.

#34 ·
Para os climas onde você precisa de ar condicionado em uma van, não acho que os compressores de velocidade variável sejam de grande benefício quando se trata de consumo de energia. Se você só precisa de 2-3k BTU para manter a temperatura, o problema da capacidade da bateria fica muito fácil de resolver. No entanto, ajuda muito com ruído e umidade.
Não tenho certeza se os aparelhos de ar condicionado de teto de RVs já estão usando TXV's...
Uma exceção seria se você acampar principalmente durante o dia em acampamentos com energia de tomada, e, portanto, pode alimentar o ar condicionado com um serviço de 30A, então instalar uma unidade maior faz sentido; mas, ao mesmo tempo, ocasionalmente acampar à noite e precisar alimentar o ar condicionado com baterias (com ou sem inversor).

Algumas unidades que podem operar até cerca de 30% da capacidade nominal pelo uso de velocidade variável também ganham eficiência ao funcionar muito mais lentamente, semelhante aos mini-splits. Estou interessado em condicionadores de ar de janela com inversor duplo de 8.000 BTU/h porque são baratos, e EER é +/- 15. Também significa que a classificação SEER para uso noturno deve ser ainda maior.

#32 ·
Vistas interessantes em todos os aspectos sobre as unidades de AC. Para nós, pessoas do sudeste, é um item essencial, em vez de um item agradável de ter. Aqui, a temperatura é menos um problema do que a umidade, então não acho que a velocidade variável (mesmo que disponível) seja útil.

Para selecionar uma unidade, é como o antigo dilema do gerente de projeto: existem quatro variáveis importantes e você só pode otimizar duas..... Para condicionadores de ar RV, essas variáveis são:
  • Capacidade de resfriamento em BTU
  • Ruído
  • Preço
  • Tamanho - ou seja, peso e altura no telhado
Unidades maiores são inerentemente mais silenciosas, pois têm mais espaço para direcionar o fluxo de ar, o que cria ruído. Unidades compactas - geralmente têm uma capacidade de BTU muito baixa e/ou muito ruído... etc.

Observe que 12 V vs. 120 V nem é uma das principais variáveis - as outras quatro governam e 12 V perdem em preço todos os dias!

O uso de cada um é diferente, mas eu optaria pelo Rec Pro maior porque funciona, é silencioso e relativamente acessível. O Rec Pro menor é um segundo lugar, mas tem menos capacidade em uma caixa compacta e, portanto, é mais barulhento e menos eficiente.

#33 ·
O uso de cada um é diferente, mas eu optaria pelo Rec Pro maior porque funciona, é silencioso e relativamente acessível. O Rec Pro menor é um segundo lugar, mas tem menos capacidade em uma caixa compacta e, portanto, é mais barulhento e menos eficiente.
Como um ar condicionado de menor capacidade não precisa mover tanto fluxo de ar, e os trocadores de calor não precisam ser tão grandes, não se segue que uma unidade de 9.500 BTU/h pode ser muito menor do que uma unidade de 13.500, ainda tendo desempenho de som e eficiência semelhantes? Ainda não estou familiarizado com os dados de eficiência do RecPro, mas espero que um tamanho menor não signifique necessariamente ruído extra ou menos eficiência quando as capacidades de resfriamento são muito diferentes.

Eu ajudei a instalar dois 9.500 recentemente e sei que eles são bastante silenciosos em comparação com a maioria das unidades de RV comuns. Se 13.500 forem ainda mais silenciosos, isso seria ótimo, embora a diferença provavelmente não seja tão perceptível. O 9.500 é tão silencioso que não há muito espaço para melhorias.

#36 ·
Caso alguns de vocês não estejam acompanhando o tópico antigo sobre isso, eu cortei a van e coloquei a bomba de calor hoje. É o ar condicionado mais silencioso que já experimentei em um trailer e isso sem a tubulação ou a cama…

#38 ·
Isto é basicamente um ar condicionado de janela com uma válvula reversora numa caixa de espuma.
Isso é muito legal, sem trocadilhos.

Eu realmente não tenho espaço para isso e já tenho aquecimento coberto de qualquer maneira, mas eu poderia caber algo menor. Eu adoraria encontrar uma maneira mais limpa de instalar um ar condicionado de janela barato que não envolvesse cortar um buraco na lateral da van. Não estou dizendo que faria isso, mas seria possível colocar um ar condicionado de janela no chão, deixando a parte inferior pendurada sobre um buraco quadrado semelhante no chão e, em seguida, construir uma caixa isolada ao redor da parte superior e laterais das aberturas para manter todo o ar quente saindo da parte inferior da van? Parece que poderia funcionar, embora soprar ar frio tão baixo na van seja menos do que o ideal. Talvez houvesse outros problemas com a água da chuva respingando da estrada.

Eu não teria coragem de tentar de qualquer maneira e acabaria substituindo meu Maxxfan por um ar condicionado de 12V antes de fazer isso, mas apenas um pensamento.

#56 ·
Não estou dizendo que faria isso, mas seria possível colocar um ar condicionado de janela no chão, deixando a parte inferior pendurada sobre um buraco quadrado semelhante no chão, e então construir uma caixa isolada ao redor da parte superior e das laterais das saídas de ar para manter todo o ar quente saindo pela parte inferior da van? Parece que poderia funcionar, embora ter ar frio soprando tão baixo na van seja menos do que o ideal. Talvez houvesse outros problemas com a água da chuva respingando da estrada.
Aqui está mais informações sobre a instalação de um ar condicionado de janela no chão. Window Air Conditioner to Cool an RV – Build A Green RV

#41 ·
Já que há uma boa discussão em andamento.
Que tal "um sistema de sonho" - é caro, mas tem benefícios.

Não ocupa nenhum espaço no telhado
Não pinga na sua cabeça
Somente as linhas de líquido de arrefecimento passam pelo chão, o que significa
- flexibilidade com a colocação
- não há necessidade de um buraco enorme
É eficiente

Contras:
o preço
precisa executar dutos (embora, possa montá-lo em um armário no alto = nenhum espaço no chão sacrificado e nenhum duto necessário)

#44 ·
Já que há uma boa discussão em andamento.
Que tal "um sistema de sonho" - é caro, mas tem benefícios.

Não ocupa nenhum espaço no telhado
Não pinga na sua cabeça
Somente as linhas de líquido de arrefecimento passam pelo chão, significa
  • flexibilidade com a colocação
  • não há necessidade de um buraco enorme
É eficiente

contras:
o preço
precisa executar dutos (embora, possa montá-lo em um armário no alto = nenhum espaço no chão sacrificado e nenhum duto necessário)
Eu estava olhando para eles há 10 anos, quando coloquei o ar condicionado a bateria em nosso barco. Parecia uma boa solução, mas o alto custo me levou a um ar condicionado de 120v e inversor. Eles começaram em barcos rápidos, onde você quer que a cabine permaneça fria, mas não quer muito peso ou um inversor. Olhei para eles novamente para a van, mas desta vez o ruído e as chances de vazamentos de refrigerante me levaram de volta a uma unidade embalada novamente. Se não fosse tão barulhento, eu teria tentado, especialmente porque já tenho as ferramentas para a instalação da linha de refrigerante.

Eu acho que este sistema desiste de um pouco de eficiência e é barulhento por causa dos ventiladores do evaporador e do condensador. Mover o ar silenciosamente é mais complicado do que você imagina e onde as caixas de espuma realmente brilham.

A embalagem com este sistema é uma grande vitória.

#43 ·