Ram Promaster Forum banner

Chaves de Parafuso de Roda - minha solução

1 reading
4.8K views 8 replies 6 participants last post by  Motor7  
#1 ·
Há algumas semanas, os sensores TPMS que eu tinha no Promaster pareciam indicar que o pneu dianteiro direito estava com alguns quilos de pressão baixa. Adicionei um pouco de ar e uma semana depois ainda parecia um pouco baixo. Hummm... Possivelmente um vazamento na roda? Decidi remover a roda e levar o pneu para o porão (quente) e colocar água com sabão nele. Esta van de 2,5 toneladas exige 145 ft/lbs de torque nos parafusos. Uau! Minha chave de torque consegue, MAS está no limite extremo da MINHA força. Isso é controverso, mas ao longo dos anos apliquei uma pequena quantidade de composto anti-gripante nos parafusos das rodas. E reduzo o torque em 20% (aproximadamente 116 ft/lbs). Isso garante que eu possa remover uma roda se precisar.

#2 ·
Coloco uma ou duas gotas de óleo nas roscas das orelhas e dos prisioneiros como faço há anos. Colocarei anti-seize no cone se tiver rodas onde as orelhas/parafusos ficam presos.

Esse estalo que você ouve quando a orelha/parafuso se solta é a ligação entre o cone e a roda cedendo, então é aí que coloco o anti-seize.

Sempre usarei anti-seize nos cones dos meus parafusos de orelha Promaster devido à sua tendência a emperrar. Parece ser pior com as rodas de alumínio do que com as rodas de aço.

Image

View attachment 73884

#4 ·
Há algumas semanas, os sensores TPMS que eu tinha no Promaster pareciam indicar que o pneu dianteiro direito estava com alguns quilos de pressão baixa. Adicionei um pouco de ar e uma semana depois ainda parecia um pouco baixo. Hummm... Possível vazamento na roda? Decidi remover a roda e levar o pneu para o porão (quente) e colocar água com sabão nele. Esta van de 2,5 toneladas exige 145 ft/lbs de torque nos parafusos. Uau! Minha chave de torque consegue, MAS está no limite extremo da MINHA força. Isso é controverso, mas ao longo dos anos apliquei uma pequena quantidade de composto anti-gripante nos parafusos da roda. E reduzo o torque em 20% (aproximadamente 116 ft/lbs). Isso garante que eu possa remover uma roda se precisar.

Ao tentar remover a roda com minha chave de roda 4 vias usual, a chave começou a entortar. Tentei uma chave de T deslizante de 1/2" com um cano extensor... Ela entortou. Recorri a um cano de 2 pés na chave de soquete antes de soltá-los. Uau! Isso resolve.

Meu pai tinha uma enorme barra de força de 3/4" que guardei, mas não sabia para quê. Desenterrei-a. Fui à Harbor Freight e comprei um adaptador de 3/4" para 1/2" e uma chave de soquete de 21 mm. Também comprei uma barra de força de 1/2" (para a van).
Encontrei um tubo grosso que desliza sobre as barras de força para mais alavancagem.

Na última semana mais ou menos, dei a essas ferramentas uma camada de amarelo e laranja "encontre-me". Com essa barra de 3/4", eu deveria quebrar o parafuso da roda ou a chave de soquete!

Ah... o pneu? Nunca consegui detectar nenhum vazamento lento. Coloquei-o de volta na van e parece estar bem... O tempo dirá. Ken
View attachment 82308 View attachment 82309 View attachment 82310
Ken, obrigado por esta informação. Estou pesquisando o tamanho do parafuso e 21 mm é a resposta. Vou tentar trocar um pneu antes de irmos para o Alasca!

#6 ·
Há algumas semanas, os sensores TPMS que eu tinha no Promaster pareciam indicar que o pneu dianteiro direito estava com alguns quilos de pressão baixa. Adicionei um pouco de ar e uma semana depois ainda parecia um pouco baixo. Hummm... Possível vazamento na roda? Decidi remover a roda e levar o pneu para o porão (quente) e colocar água com sabão nele. Esta van de 2,5 toneladas exige 145 pés/libras de torque nos parafusos. Uau! Minha chave dinamométrica consegue, MAS está no limite extremo da MINHA força. Isso é controverso, mas ao longo dos anos apliquei uma pequena quantidade de composto anti-gripante nos parafusos da roda. E, reduzo o torque em 20% (aproximadamente 116 pés/libras). Isso garante que eu possa remover uma roda se precisar.

Ao tentar remover a roda com minha chave de roda comum de 4 vias, a chave começou a dobrar. Tentei uma chave de soquete deslizante de 1/2" com um cano extensor... Ela dobrou. Recorri a um alicate de cano de 2 pés na soquete antes de soltá-los. Uau! Isso resolve.

Meu pai tinha uma enorme barra de força de 3/4" que guardei, mas não sabia por quê. Eu a desenterrei. Fui à Harbor Freight e comprei um adaptador de 3/4" para 1/2" e uma soquete de 21 mm. Também comprei uma barra de força de 1/2" (para a van). Encontrei um tubo grosso que desliza sobre as barras de força para mais alavancagem.

Na última semana mais ou menos, dei a essas ferramentas uma camada de amarelo e laranja "encontre-me". Com essa barra de 3/4", eu deveria quebrar o parafuso da roda ou a soquete!

Ah... o pneu? Nunca consegui detectar nenhum vazamento lento. Coloquei-o de volta na van e parece estar bem... O tempo dirá. Ken
View attachment 82308 View attachment 82309 View attachment 82310
Que tipo de anti-gripante você quer dizer? Liquid wrench? Ou algo mais?

#8 ·
@kenandlinmarie ................Tenho uma garrafa de Permatex (prateado) anti-seize com um pincel. Um suprimento para toda a vida;). E sim, funciona muito bem, mas é bagunçado.

Gosto da menção de Steve sobre um bastão semelhante a cera. ---KenA

#9 ·
@kenandlinmarie ................Tenho uma garrafa de anti-seize Permatex (prateado) com um pincel. Um suprimento para toda a vida ;). E sim, funciona muito bem, mas é bagunçado.

Gosto da menção de Steve sobre um bastão semelhante a cera. ---KenA
O mesmo... a banheira tem 25 anos e é usada regularmente.