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Discussion starter · #21 ·
Olá,
Aquela coisa do canal de drenagem é interessante.

Ao fornecer um canal de ar e água bem ao lado da chapa metálica da van, parece que isso aceleraria a secagem após um período de condensação, mas também parece que aumentaria a taxa de condensação durante um período de condensação, fornecendo outro caminho para o ar carregado de vapor de água chegar diretamente à carroceria da van?

Gary
 
Olá Harry,
Quais você acha que são os desafios para o isolamento em lidar com altas temperaturas externas de verão, talvez junto com um ar condicionado operando dentro?

O que as pessoas acham que é a melhor opção para isolamento de vans em um clima quente? E por quê?

E, obrigado novamente por fornecer a lã para o teste!

Gary
Fico feliz em ajudar.

Nossos agradecimentos também devem ir para FTCCamper, que forneceu a lã e o frete por um preço muito favorável e se esforçou muito para manter as coisas baratas.

Ele foi muito favorável à sua ideia de testar a lã e outros materiais para isolamento.

(assim como minha ideia um tanto tola de enviar alguns para minhas netas junto com a letra de baa baa black sheep para o Natal)

____

Os itens que criam desafios para os esforços de isolamento de verão:
  • A temperatura da pele de aço pode atingir 70 C ao sol
  • A superfície da pele de aço é afetada não apenas pela temperatura do ar, mas também por considerável UV e IR incidindo na superfície
  • As nervuras de aço são muito eficazes em fazer a ponte da pele externa para a área interna da van.
  • A condutância térmica do isolamento é muito dependente da temperatura. Isolamentos que têm baixa condutância térmica a (-20 C) não são os mesmos que aqueles com baixa condutância térmica a 60 C.
  • Janelas são, claro, terríveis
  • Amortecedores de som, como materiais carregados em massa (pelo menos usando o teste de toque com o dedo), são muito eficazes como condutores térmicos e parecem ter também alta massa térmica.

Não tenho certeza do que é ideal, mas alguns itens que estou considerando:

Pele de lagarto
  • Eu estive dentro de um Transit que foi pulverizado pelo cliente com isolamento acústico de pele de lagarto. (somente)
  • Era surpreendentemente fresco por dentro, embora fosse uma superfície preta lisa e não tivesse isolamento real
  • A superfície era muito friável para usar "como está"

Pinturas carregadas com bolas de cerâmica
  • Eu tenho um pouco de experiência com tinta HyTech coatings. Não o suficiente para fazer uma declaração
  • O aditivo de bola de cerâmica faz muito sentido técnico, porque estes podem atuar como retro refletores IR.
  • Eu conheço este proprietário de van e ele é bastante completo em sua análise. Ele usou tinta cerâmica de pele de lagarto com efeitos positivos.

Pintura BMW
  • Eu não sei o que a BMW usa em sua pintura, mas dois veículos estacionados lado a lado com cores muito semelhantes, os BMWs quase sempre serão mais frios ao toque.
  • Eu suspeito de bolas retrorrefletoras de cerâmica, mas não sei.


  • Ainda estou procurando artigos sobre o uso de isolamentos que são testados para esta faixa de 60 C de um lado e 20 C do outro
  • A lã parece ter um dos valores de condutância térmica mais consistentes em uma ampla faixa de temperatura.
Bétula Báltica / 1 mm em camadas
  • Ainda não fiz o teste, mas novamente usando meus "dedos", a condutância de 13 camadas, bétula báltica de 18 mm de espessura parece ser menor do que a madeira compensada padrão.
  • Embora a condutância da madeira não seja nada especial em geral para isolamento, suas outras propriedades mecânicas são notavelmente consistentes em uma ampla faixa de temperaturas. Mais do que eu jamais imaginei em comparação com polímeros.

Poliuretano
- Novamente - propriedades muito consistentes

Polyiso
- Os números que vi para condutância o tornam uma má escolha para uso na faixa de temperatura automotiva, na minha opinião
 
@GaryBIS
Uma maneira de fazer isso (verifique seus alertas no fórum Transit).
"A van original tem orifícios de ventilação ao longo das placas da soleira, exceto para os painéis da roda traseira. Instalei um sistema de ventilação dentro das divisórias para secar a lã em todos os locais chave, soleiras baixas, parte superior das molduras das janelas, parte superior da moldura do para-brisa, etc., e também os painéis da roda traseira.

Tenho dois ventiladores de porão Attwood de 3'' um para cada lado, muito eficientes e silenciosos, 185 cfm cada um em 12v. As mangueiras são mangueiras de vácuo pretas de 1 1/4, instalei 120 pés em toda a van, furei alguns orifícios de 1/8 onde precisava de ar para soprar para ventilar a umidade.

Todas as paredes, pisos e teto têm barreiras de vapor de água de 0,006'' de plástico transparente, vedando o espaço interno das divisórias ventiladas."
 
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Fiz alguns testes dos tipos de isolamento comumente usados para isolar conversões de vans. Parece que há tantas alegações e opiniões sobre o melhor tipo de isolamento a ser usado em conversões de vans, que alguns dados reais podem ser úteis para as pessoas que tentam decidir (o outro fator é que estou entediado com a Covid e realmente precisava de um projeto para trabalhar).

Image


Usei esta caixa de teste na qual a temperatura e a umidade podem ser controladas. Possui 4 baias que permitem a instalação de amostras de isolamento e sua comparação de desempenho lado a lado.

Para este teste, da esquerda para a direita, é Polyiso, Thinsulate e Lã mais uma baia sem isolamento.

Principalmente, eu estava testando como os isolamentos lidam com a umidade e a condensação, mas também algumas fotos de IR para comparar o desempenho térmico e também iniciei um teste de mofo.

Esta é uma quantidade considerável de dados e todos os detalhes estão aqui: Teste de isolamento – Para conversões de vans – Construa um RV verde
Mas, alguns destaques abaixo...

O primeiro teste compara Lã, Thinsulate e Polyiso.

Os parâmetros que são medidos e registrados durante o teste são:

  • [* ]Temperatura e umidade relativa dentro da caixa
    [* ]Temperatura e umidade fora da caixa
    [* ]Umidade no meio de cada amostra de isolamento
    [* ]Pesos iniciais e finais de cada amostra de isolamento (para medir o acúmulo de umidade)
    [* ]Imagens de câmera térmica para avaliação aproximada do desempenho térmico

Geralmente, uma execução de teste começa pesando e, em seguida, instalando cada amostra de isolamento em sua própria baia. Em seguida, a temperatura e a umidade internas da caixa são definidas no controlador. O teste é então executado por um tempo aproximadamente igual a uma noite em um RV. Fotos e fotos de IR são tiradas de vez em quando durante o teste para registrar os níveis de condensação e ver se há alguma alteração no desempenho térmico. No final deste período, as amostras de isolamento são pesadas para obter a captação de água e, em seguida, reinstaladas rapidamente. Em seguida, o umidificador é desligado enquanto o aquecedor é deixado ligado e a ventilação é aumentada para obter um ambiente quente e seco na caixa para secagem. O teste continua até que todas as amostras de isolamento sequem e um peso final de cada amostra seja obtido.

Condensação:
O principal objetivo do teste foi ver quanta condensação se forma para os diferentes tipos de isolamento, tanto na parede fria da van quanto nas camadas externas do isolamento. Para testar isso, a caixa foi mantida a 70F e 70% de umidade relativa por cerca de 14 horas - uma espécie de noite típica de acampamento. A temperatura externa era de cerca de 40F.

A parede frontal da caixa é feita de Plexiglass para que a condensação possa ser observada diretamente.
Aqui está um conjunto de fotos que mostra a extensão da condensação perto do final do teste.

Este é o Plexiglass sem isolamento e o isolamento de lã:
Image

Plexiglass à direita e lã à esquerda.

Este é o Thinsulate e Polyiso ao mesmo tempo:

Image

Thinsulate à direita e Polyiso à esquerda.

O Plexiglass, é claro, forma muita condensação (como uma janela na van), o Thinsulate é o próximo com bastante condensação no Plexiglass e na parte externa da manta Thinsulate, e a lã também (nesta época) tem uma quantidade significativa de condensação, o Polyiso não mostra nenhuma condensação.

O link de detalhes acima tem closeups e mais detalhes sobre quanto tempo cada tipo de isolamento levou para formar condensação.

O Thinsualte e a lã se comportam de maneira diferente - a lã (aparentemente) absorve um pouco da umidade em suas fibras e isso atrasa a formação de condensação em comparação com o Thinsulate. Isso pode ou não ser uma vantagem, dependendo do que você pensa sobre o material isolante absorvendo umidade - alguns sentiriam que isso não é uma coisa boa.

Pesando as mantas para absorção de umidade:
Pesei cada um dos isolamentos no início do teste (seco) e após uma noite de condições úmidas (umidade máxima) e, em seguida, novamente após um período de secagem.
A tabela abaixo mostra os resultados da captação de umidade para cada isolamento.



IsolamentoPeso inicial (gramas)Fim do período úmido
(gramas)
Ganho do período úmido
(gramas)
Fim do período de secagem
(gramas)
Ganho durante o teste
(gramas)
7688043678214
Thinsulate640651116411
Polyiso27027002700

Espero que a tabela não seja danificada pelo software do fórum, mas cada isolamento tem um desempenho diferente.

Polyiso não absorve nenhuma umidade durante todo o teste.

Thinsulate absorve 11 gramas de água na manta e consegue secar tudo, exceto 1 grama, durante o período de secagem.

A lã absorve 36 gramas de água na manta e consegue secar 22 gramas durante o período de secagem, mas ainda retém 14 gramas no final do período de secagem. Isso aumenta a possibilidade de que haja menos capacidade de absorver umidade na noite seguinte.


Nível de umidade nas mantas:
Coloquei um registrador de umidade na metade da espessura de cada isolamento - as três fotos seguintes mostram os níveis de umidade no meio de cada manta de isolamento para o teste...

Lã:
Image


Thinsulate:

Image


Polyiso:

Image


Eles se comportam de maneira diferente.
O Thinsulate sobe rapidamente para um nível alto e depois permanece lá durante a duração.
A lã sobe mais gradualmente, mas eventualmente chega ao mesmo nível alto.

O Polyiso sobe gradualmente para um nível máximo mais baixo. Mas, não tenho certeza se as leituras de Polyiso são tão válidas, pois a maneira como o nível de umidade é medido provavelmente permitiu que um pouco de ar vazasse para onde o sensor estava.


Imagens de desempenho térmico IR:
Eu queria ter uma ideia aproximada se a condensação que se forma nos isolamentos de fibra reduzia o valor R, então tirei fotos de IR quando os isolamentos estavam secos e depois novamente após uma noite de condensação.

Esta é a imagem IR seca:
Image


e, esta é a imagem após 14 horas de condensação:
Image


Não há muita diferença, então eu diria que a condensação nos isolamentos de fibra não degrada muito o valor R (surpreendente para mim).


Conclusões:
Primeiro, eu encorajaria todos a ler os detalhes do teste e ver o que eles significam para você em sua situação.

Além disso, aqui estão algumas coisas que parecem bastante óbvias...

  • [* ]A julgar pelas imagens térmicas, todos os tipos de isolamento testados isolam! E parece que, para o nível de condensação neste teste, as propriedades isolantes (valores R) não são fortemente afetadas pela condensação (o que me surpreendeu).
    [* ]Ambos os isolamentos de fibra (lã e Thinsulate) permitem que o vapor de água penetre e condense nas camadas externas do isolamento e na parede da van. O Polyiso com vedação ao redor das bordas não permitiu que o vapor de água penetrasse e não condensa água em sua face externa ou interna.
    [* ]A lã parece ter menos condensação visível do que o Thinsulate - provavelmente devido a alguma água sendo absorvida na própria lã. Havelock chama isso de gerenciamento de umidade, mas outros diriam que ter isolamento absorvendo água em suas fibras simplesmente não é uma coisa boa. Faça sua escolha
Eu estaria muito interessado no que as pessoas pensam sobre isso??

Novamente, muito mais detalhes aqui: Teste de isolamento – Para conversões de vans – Construa um RV verde
Também tenho um teste de mofo em andamento, que é explicado no link.

Gary
Bom trabalho e obrigado. Qual foi o conteúdo ou acúmulo de mofo? Você deixou tempo suficiente para descobrir isso, estou curioso ao longo do tempo o que acontecerá
 
A partir desta experiência, você sugeriria que, se você tiver poliiso selado contra o corpo e greatstuff preenchendo todas as outras lacunas e rachaduras, você realmente não precisa de uma barreira de vapor?
 
Discussion starter · #26 · (Edited)
Bom trabalho e obrigado. Qual era o conteúdo ou acúmulo de mofo? Você deixou tempo suficiente para descobrir isso, estou curioso ao longo do tempo o que acontecerá
Olá,
O teste de mofo ainda está em andamento, e o especialista em mofo da MSU diz que provavelmente levará semanas antes de obtermos um resultado. Até agora, nenhuma colônia de mofo visível.
Postarei os resultados, não importa o resultado.

Estou fazendo o experimento de mofo em um compartimento com temperatura controlada com a temperatura definida para 78F, e a cada poucos dias estou usando um borrifador para manter a umidade alta.

Gary
 
Discussion starter · #27 ·
Com este experimento, você sugeriria que, se você tiver poliiso selado contra a carroceria e greatstuff preenchendo todas as outras lacunas e rachaduras, você realmente não precisa de uma barreira de vapor?
Olá,
Eu não acho que uma segunda barreira de vapor seja uma boa ideia. A chapa metálica da van é uma barreira quase perfeita, e duas barreiras de vapor são geralmente consideradas um não-não porque o espaço entre as barreiras de vapor não tem como secar.

Eu acho que o poliiso como você descreve é provavelmente bom -- realmente não deveria haver condensação alguma com poliiso porque não há como o vapor de água passar pelo poliiso para a chapa metálica fria da van porque o poliiso é impermeável ao vapor de água, e a temperatura na superfície interna do poliiso normalmente está acima do ponto de orvalho, então não há condensação lá também. Essa é a minha opinião :)

Gary
 
Discussion starter · #28 ·
@GaryBIS
Uma maneira de fazer isso (verifique seus alertas no fórum Transit).
"A van de estoque tem orifícios de ventilação ao longo das placas da soleira, exceto para os painéis de proteção das rodas traseiras. Instalei um sistema de ventilação dentro das divisórias para secar a lã em todos os locais-chave, soleiras baixas, parte superior das molduras das janelas, parte superior da moldura do para-brisa, etc., e os painéis de proteção traseiros também.

Tenho dois ventiladores de porão Attwood de 3'' um para cada lado, muito eficientes e silenciosos, 185 cfm cada um em 12v. As mangueiras são mangueiras de vácuo pretas de 1 1/4, 120 pés delas instaladas em toda a van, perfurei alguns orifícios de 1/8 onde eu precisava de ar para soprar para ventilar a umidade.

Todas as paredes, pisos e teto têm barreiras de vapor completas de plástico transparente de 0,006'' vedando o espaço interno das divisórias ventiladas."
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Olá Phil,
Esse é um esquema de ventilação impressionante. Acho que não entendo totalmente como funciona, mas acho que o objetivo é levar ar seco a todas as áreas onde o isolamento de lã é instalado, e isso certamente deve ajudar na secagem após um período de condensação. Parece um pouco complicado?

Aparentemente, não há muito interesse nos testes de isolamento no fórum Transit. É curioso para mim como a opinião sobre o melhor isolamento varia de fórum para fórum - o fórum Transit parece favorecer Thinsulate (e talvez lã mais recentemente), com quase nenhuma conversa sobre Polyiso. Mas, aqui no fórum PM, Polyiso parece ser favorecido com algum uso dos outros.
Mas, eu não leio muito os outros fóruns, então talvez esteja perdendo coisas.

Gary
 
Quando você diz lã, presumo que esteja falando de lã de ovelha, que é relativamente cara. A lã é conhecida por manter as pessoas aquecidas mesmo quando molhada. Outra opção é a lã de rocha, que é rocha fiada. Uma de suas propriedades é que ela repele a água, o que parece indicar que ela pode repelir a umidade. Disseram-me que o isolamento de fibra de vidro é o pior de usar porque absorve água e a retém.
 
Discussion starter · #30 ·
Quando você diz lã, presumo que está falando de lã de ovelha, que é relativamente cara. A lã é conhecida por manter as pessoas aquecidas mesmo quando está molhada. Outra opção é a lã de rocha, que é rocha fiada. Uma de suas propriedades é que ela repele a água, o que pareceria indicar que ela pode repelir a umidade. Disseram-me que o isolamento de fibra de vidro é o pior de usar porque absorve água e a retém.
Olá,
Eu acho que a lã de rocha se comportaria muito como Thinsulate ou fibra de vidro. Ou seja, as fibras do isolamento não absorvem água - elas são hidrofóbicas. Mas, todos esses isolamentos à base de fibra permitem facilmente a passagem de vapor de água - isso é fácil de provar - basta soprar neles - eles são muito abertos ao fluxo de ar, e o fluxo de ar inclui vapor de água. O vapor de água é um gás (não um líquido) e é completamente misturado com o ar que o transporta. Quando esse ar contendo vapor de água atinge uma superfície fria (qualquer superfície abaixo da temperatura do ponto de orvalho), ele começará a condensar em gotículas de água. Isso acontecerá nas camadas externas frias do isolamento, onde formará gotículas de condensação nas fibras do isolamento (mas não será absorvido nas fibras se as fibras forem hidrofóbicas), e acontecerá na chapa metálica da van. Isso tornará as camadas externas do isolamento e a chapa metálica da van molhadas com água líquida. É exatamente isso que os testes mostraram - gotículas de condensação na parte externa do isolamento e na carroceria da van. Pelo que sei, não existe tal coisa como "repelir a umidade" - a condensação de água líquida se formará em qualquer superfície que esteja abaixo da temperatura do ponto de orvalho da mistura vapor de água/ar.

Gary
 
Eu estaria muito interessado em saber o que as pessoas pensam sobre isso??
Gary, você já mediu a umidade relativa dentro de uma van aquecida a 70 F quando a temperatura externa é de +/- 40 F?

Em condições normais, eu teria adivinhado muito menos de 70%, mas realmente não sei. Lembro-me que nossa van fica desconfortavelmente seca no inverno, quando aquecemos muito acima de 60 F ou algo assim. Em nossa van, a umidade interna é mantida baixa devido à condensação nas janelas não isoladas. Novamente, não medi, mas parece muito menor que 50%.

Estou apenas me perguntando se 70% de UR é representativo de vans de acampamento reais.
 
Olá,
Eu não acho que uma segunda barreira de vapor seja uma boa ideia. A chapa metálica da van é uma barreira quase perfeita, e duas barreiras de vapor são geralmente consideradas um não-não porque o espaço entre as barreiras de vapor não tem como secar.

Eu acho que o polyiso como você descreve é provavelmente bom -- realmente não deveria haver condensação alguma com polyiso porque não há como o vapor de água passar pelo polyiso para a chapa metálica fria da van porque o polyiso é impermeável ao vapor de água, e a temperatura na superfície interna do polyiso normalmente está acima do ponto de orvalho, então não há condensação lá também. Essa é a minha opinião :)

Gary
Experiência empírica:

Três anos atrás, eu coloquei isolamento de fibra de vidro R-13 em todas as paredes e no teto da nossa van de 159". Eu até coloquei nos vãos abaixo do chão ao longo das laterais e substituí as placas de acesso triangulares.

Eu fiz isso temporariamente porque ficamos presos no Colorado durante o inverno por causa de uma emergência médica.
Coberto frouxamente todas as superfícies com reflectix.

Acabei de puxar todo o isolamento e reflectix e posso relatar que não há absolutamente nenhum mofo ou evidência de que alguma vez tenha havido condensação.

Nós não cozinhamos, tomamos banho ou introduzimos qualquer vapor de água, além da ventilação, umidade natural no espaço. A 20F e abaixo, nós executamos um aquecedor buddy por horas a fio. Como é natural, nós transpiramos.

Eu estimaria que 30% dos nossos níveis de umidade ambiente e interna variaram acima de 60%.

Só estou dizendo, sempre achei que essa moda de lã de ovelha e thinsulate era uma jogada de marketing.

Estou substituindo todo o isolamento enrolado por polyiso porque sentimos que precisamos de uma média de R-15 para acomodar fontes de calor elétricas.

Apenas nossa experiência ao longo de vários anos. Sua quilometragem pode variar.
 
Gary, você já mediu a umidade relativa dentro de uma van aquecida a 70 F quando a temperatura externa é de +/- 40F?

Em condições normais, eu teria adivinhado muito menos de 70%, mas realmente não sei. Lembro-me que nossa van fica desconfortavelmente seca no inverno, quando aquecemos muito acima de 60 F ou algo assim. Em nossa van, a umidade interna é mantida baixa devido à condensação nas janelas não isoladas. Novamente, não medi, mas parece muito menor que 50%.

Estou apenas me perguntando se 70% de UR é representativo das vans de acampamento reais.
Oi Chance

Eu acho que a UR dentro da van vai depender muito de como você a usa.

Em minha casa, tenho a UR definida abaixo de 50%. Acima disso, o exaustor liga.

Se o ar em uma van parecer úmido, é melhor aquecer o ar e exauri-lo, trazer ar mais frio de fora (fácil de fazer no inverno) e exauri-lo. Isso ajuda a diminuir a UR.

Eu não medi a UR da minha van, mas talvez não seja uma má ideia.

Para quem está lendo e não sabe; Umidade Relativa é a quantidade de vapor de água presente no ar, expressa como uma porcentagem da quantidade necessária para saturação na mesma temperatura.
 
Discussion starter · #34 ·
Gary, você já mediu a umidade relativa dentro de uma van aquecida a 70 F quando a temperatura externa está em +/- 40F?

Em condições normais, eu teria adivinhado muito menor que 70%, mas realmente não sei. Lembro que nossa van fica desconfortavelmente seca no inverno, quando aquecemos muito acima de 60 F ou algo assim. Em nossa van, a umidade interna é mantida baixa devido à condensação nas janelas não isoladas. Novamente, não medi, mas parece muito menor que 50%.

Estou apenas me perguntando se 70% de UR é representativo de vans de acampamento reais.
Olá Chance,
Eu acho que essa é uma boa pergunta -- ainda não tenho certeza.

Eu realmente fiz o teste com 80% de UR e isso pareceu muito molhado por dentro.

Eu baseei os 70% mais ou menos na ideia de que existem muitas fontes de água que juntas provavelmente somam alguns milhares de gramas+ de água durante a noite e que leva apenas cerca de 240 gramas de água para fazer a UR da van subir para 70% (sem ventilação). Talvez a ventilação seja mais eficaz do que eu penso e que a UR normalmente não chegue a 70%.

Mas, mesmo com UR mais baixa, à medida que a temperatura externa cai, a diferença entre a temperatura externa e o ponto de orvalho ainda seria grande. Por exemplo, 70% de UR e 70F de temperatura interna dão um ponto de orvalho de 60F e uma diferença de 60F - 45F = 15F entre o ponto de orvalho e o exterior. Se a UR interna for reduzida para 60% com 70F de temperatura interna, então o ponto de orvalho cai para 55F, então se você diminuir a temperatura externa para 40F, você obtém a mesma diferença de 15F entre o ponto de orvalho e a temperatura externa. Então, só leva uma temperatura externa um pouco mais fria para obter as mesmas condições?

Estamos planejando uma viagem em breve na van, e vou registrar a UR interna durante toda a viagem para ver o que ela realmente faz. Tenho que dizer que não somos os melhores ventiladores, mas farei pelo menos algumas noites com mais ventilação.

Gary
 
Experiência empírica:

Três anos atrás, coloquei isolamento de fibra de vidro R-13 em todas as paredes e teto do nosso 159". Eu até enfiei nas cavidades abaixo do chão ao longo das laterais e substituí as placas de acesso triangulares.

Fiz isso temporariamente porque ficamos presos no Colorado durante o inverno devido a uma emergência médica.
Coberto frouxamente todas as superfícies com reflectix.

Acabei de puxar todo o isolamento e reflectix e posso relatar que não há absolutamente nenhum mofo ou evidência de que alguma vez tenha havido condensação.

Não cozinhamos, tomamos banho ou introduzimos qualquer vapor de água, além da ventilação, umidade natural no espaço. A -6°C e abaixo, executamos um aquecedor buddy por horas a fio. Como é natural, transpiramos.

Eu estimaria que 30% dos nossos níveis de umidade ambiente e interna variaram acima de 60%.

Só para dizer, sempre achei que essa moda de lã de ovelha e thinsulate era uma jogada de marketing.

Estou substituindo todo o isolamento enrolado por poliiso porque sentimos que precisamos de uma média de R-15 para acomodar fontes de calor elétricas.

Apenas nossa experiência ao longo de vários anos. Sua quilometragem pode variar.
Obrigado @el Jefe !!

É bom saber que você não teve mofo depois de anos usando mantas de fibra de vidro.

Nenhuma evidência de umidade também 👍
 
Olá Chance,
Eu acho que essa é uma boa pergunta - ainda não tenho certeza.

Eu realmente fiz o teste a 80% de UR e isso pareceu muito molhado por dentro.

Eu baseei os 70% aproximadamente na ideia de que existem muitas fontes de água que juntas provavelmente adicionam alguns milhares de gramas de água durante a noite e que são necessários apenas cerca de 240 gramas de água para que a UR da van chegue a 70% (sem ventilação). Talvez a ventilação seja mais eficaz do que eu penso e que a UR normalmente não chegue a 70%.

Mas, mesmo com uma UR mais baixa, a diferença entre a temperatura externa e o ponto de orvalho ainda seria grande. Por exemplo, 70% de UR e 70F de temperatura interna dão um ponto de orvalho de 60F e uma diferença de 60F - 45F = 15F entre o ponto de orvalho e o exterior. Se a UR interna for reduzida para 60% com 70F de temperatura interna, o ponto de orvalho cai para 55F, então, se você reduzir a temperatura externa para 40F, você obtém a mesma diferença de 15F entre o ponto de orvalho e o exterior. Então, basta uma temperatura externa um pouco mais fria para obter as mesmas condições?

Estamos planejando uma viagem em breve na van e vou registrar a UR interna durante toda a viagem para ver o que ela realmente faz. Devo dizer que não somos os melhores ventiladores, mas farei pelo menos algumas noites com mais ventilação.

Gary
Gary, meu pensamento é que a UR é limitada em grande parte porque superfícies de vidro frias como o para-brisa condensarão (removerão) a umidade do ar interno. A ventilação também ajudará, mas pelo menos em nossa van com janelas, a quantidade de umidade/água removida por toda a área de vidro mantém o interior desconfortavelmente seco. Durante nossa última viagem a Yellowstone, as temperaturas caíram para 20F e eu queria que o ar não estivesse tão seco. E todo o vidro estava molhado. É uma das razões pelas quais eu instalaria janelas de vidro duplo e cobriria o para-brisa e as janelas dianteiras o melhor possível do lado de fora. Não medi a UR, mas espero uma melhora independentemente da ventilação.

Aguardo seus dados se tiver a chance de medi-los.
 
É curioso para mim como a opinião sobre o melhor isolamento varia de fórum para fórum - o fórum Transit parece favorecer o Thinsulate (e talvez lã mais recentemente), com quase nenhuma discussão sobre Polyiso. Mas, aqui no fórum PM, o Polyiso parece ser favorecido com algum uso dos outros.
Eu tenho uma suposição - o polyiso não se adapta a superfícies curvas. As superfícies do Transit e do Sprinter são mais curvas do que as do PM. Dito isto, estou começando a ver mais uso de polyiso em Transits.
 
Discussion starter · #39 ·
Obrigado @GaryBIS por isso, muito informativo. Seria interessante ver como a espuma de célula fechada, como a Armacell XG 1", se comportaria em seu laboratório.
Olá,
Isso parece um material promissor.
Ficarei feliz em testá-lo se alguém puder fornecer uma amostra de 14 polegadas por 47 polegadas (ou maior).

Gary
 
Olá,
Isso parece um material promissor.
Eu ficaria feliz em testá-lo se alguém puder fornecer uma amostra de 14 polegadas por 47 polegadas (ou maior).

Gary
Eu ficaria feliz em obter alguns, mas o envio da Europa seria um pouco caro. Armaflex/Kaiflex etc., marcas de isolamento de espuma de célula fechada são muito populares na Europa, por isso seria muito interessante ver como elas se comparam às que você testou.
 
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